Planejamento Tributário, esse serviço é muitas vezes negligenciado ou até mesmo desconhecido por muitas empresas.
A realidade é que o planejamento tributário é uma fonte inesgotável de oportunidades para sua empresa reduzir custos e ampliar seus resultados.
No BLOG de hoje você vai saber o motivo do serviço de planejamento tributário ser de alto valor agregado.
Primeiramente, o que é e qual o objetivo do planejamento tributário?
Planejamento Tributário é uma forma legal que se encontra em conformidade com a legislação para reduzir a carga tributária imposta à pessoa jurídica
O planejamento tributário visa a economia de impostos, conforme o próprio nome já diz.
Eu faço um planejamento tributário com base na lei, para definir, por exemplo, qual o melhor regime tributário a ser optado pela empresa do meu cliente.
Atualmente, temos três regimes tributários, que são eles;
- Lucro real
- Lucro presumido ou arbitrado.
- Simples Nacional
E cada um deles possui suas vantagens e desvantagens.
Contudo, é preciso ficar atento para não utilizar meios ilícitos para prestar um planejamento tributário que pode prejudicar o seu cliente.
Portanto, o planejamento tributário só vai estar em conformidade se as providências para minimizar, ou para evitar os custos tributários antecederem a ocorrência do fato gerador da obrigação tributária.
Em outras palavras, após ocorrido o fato gerador, não tem para onde fugir o melhor é efetuar o pagamento do imposto, e caso, exista algum erro tomar as providências cabíveis para restituição, ou, compensação do crédito tributário.
Quais as categorias de Planejamento Tributário?
É necessário eu te falar que o Planejamento Tributário não é exclusividade das grandes empresas.
Isto é, as empresas de médio e pequeno porte definitivamente devem se valer do planejamento tributário para reduzir e economizar com impostos.
Entretanto, o que muda, na verdade, é a forma em que o planejamento tributário será aplicado a essas empresas, pois, cada uma possui a sua realidade.
Vamos ver agora, alguns tipos de planejamento tributário que você pode prestar para clientes.
Planejamento Tributário Especial
O planejamento tributário especial está relacionado com a mudança de algumas características estratégicas da empresa, tais como: estrutura de capital, localização geográfica, contratação de mão de obra, terceirização de determinadas operações, entre outras.
Planejamento Tributário Preventivo
O planejamento tributário preventivo, desenvolve-se continuamente através de orientações, manuais de procedimentos, reuniões e abrange principalmente as atividades de cumprimento da legislação tributária nas obrigações principais e acessórias.
Planejamento Tributário Corretivo
O planejamento tributário corretivo, é prestado quando é detectada determinada anormalidade, procede-se ao estudo e indica-se alternativas de correção da anomalia.
Exemplo prático de planejamento tributário:
O principal exemplo de planejamento tributário é utilizar-se de benefícios e
incentivos fiscais para minorar o custo tributário empresarial.
Ora, estando previsto na legislação vigente determinada benesse fiscal, o contribuinte pode submeter-se a fim de reduzir o valor do tributo incidente.
Esta é uma ação perfeitamente legal e permitida, não estando o contribuinte sujeito a fiscalizações ou autuações por pagamento a menor daquele tributo.
Planejamento tributário: elisão e evasão fiscal
Apesar de o nome ser bem-parecido e o seu objetivo ser igual: reduzir impostos, elas são definitivamente diferentes.
A elisão fiscal é uma forma segura e legal de economia legal dos tributos devidos pela empresa.
Já a evasão fiscal é uma forma ilícita utilizada por muitos para evitar o pagamento dos tributos.
Planejamento tributário como uma necessidade empresarial
Hoje a economia legal deixou de ser uma mera opção ao contribuinte. Principalmente no Brasil, ela é uma necessidade empresarial.
Sendo o custo tributário elemento principal na composição do preço final de
qualquer produto ou serviço, compete ao bom empresário reduzi-lo ao
máximo, possibilitando maior competitividade.
Com a globalização da economia e consequente entrada de produtos estrangeiros no mercado nacional, a empresa deve se alertar para o planejamento tributário como uma questão de sobrevivência.
Porque o planejamento tributário é um serviço de alto valor agregado?
O planejamento tributário ajuda a empresa a reduzir a carga de impostos e permite que ela se torne extremamente competitiva, pratique preços mais baixos e faça maiores investimentos.
Todavia, devemos enxergar aqui o serviço de planejamento tributário com outros olhos, com propósito negocial.
Que nada mais é do que ir além da redução da carga tributária.
Um bom planejamento tributário envolve todas as áreas da empresa, mas não basta apenas a busca incessante pela economia de tributos sem que os atos sejam justificados com coerência com a utilização correta do propósito negocial.
Quer ir mais além e aprender na prática como prestar planejamento tributário?
Nós temos um módulo exclusivo em que tratamos de TUDO o que você precisa saber para prestar planejamento tributário as empresas.
Não fique de fora da próxima turma do curso de Formação de Tributarista do Futuro, garanta sua vaga se inscrevendo na lista de espera para a sexta turma, clicando no botão abaixo.