Chamando de um nome mais carinhoso, antes de entender o que é ser um Tributarista do Futuro, você precisará saber o que é Inteligência de Negócios, ou Inteligência de Mercado, ou Business Intelligence.
Segundo o Wikipédia: “Inteligência de negócios (ou Business Intelligence, em inglês) refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios. É um conjunto de técnicas e ferramentas para auxiliar na transformação de dados brutos em informações significativas e úteis a fim de analisar o negócio”. Ou seja, coleta de dados estratégicos para classificá-los e transformá-los em inteligência para tomada de decisão.
Atualmente a maior parte das informações estratégicas estão agrupadas em dados tributários. Esses dados são extraídos do conjunto de obrigações acessórias que as em presas, em geral, são obrigadas a prestar para o fisco. Chamamos esse conjunto de dados de “Big Data Tributário”. Hoje o IBPT tem o privilégio de concentrar o maior “Big Data Tributário” do país, pois ele fica coletando dados públicos de notas fiscais e dados das empresas que são concentrados no Empresômetro.
Mas o que tudo isso tem a ver com o Tributarista do Futuro?
Para ser um Tributarista do Futuro é necessário conhecer dados tributários e saber onde capturar esses dados, pois esses dados são muito importantes para a extração de inteligência que vai auxiliar na tomada de decisão do cliente.
Além da extração de dados tributários do cliente, o tributarista vai analisar os dados do cliente em comparação com os dados do mercado onde ele (o cliente) está inserido, por meio de diversas bases públicas e abertas (como os “Portais da Transparência”) ou fechadas, via pedidos usando a Lei de Acesso à Informação, e cruzar esses dados.
Quer saber mais como transformar esses dados tributários em inteligência de negócios? Se cadastre na nossa trilha de aprendizado do Tributarista do Futuro, aqui.
E para receber nossos conteúdos gratuitamente, entre no nosso Canal do Telegram e não perca nenhuma novidade.