Cashback como instrumento de inteligência de negócios.

Você sabe o que é o Cashback e compreende que ele também é uma ferramenta de inteligência de negócios? 

Com o aumento exponencial da internet no Brasil, e as novas possibilidades de se comprar e vender, os empresários tiveram que dar um jeito de se destacar no mercado. 

Muitas soluções nasceram após este contexto de pandemia que vivemos e ainda continuamos a viver. Uma delas, foi a utilização do cashback para prospectar, fidelizar clientes. É o caso do cashback 

Mas como é possível fazer isso? Qual a tributação do cashback? 

Portanto, se você deseja encontrar respostas para todos os seus questionamentos sobre o cashback, leia o nosso conteúdo! 

Na live de Atualidades Tributárias dessa semana, um dos temas debatidos foi a utilização dessa técnica, na prática, e também a apresentação de cases práticos de empresas que se utilizam desta técnica; e você pode conferir o vídeo através do link:  

Cashback: Conhecer essa técnica pode reduzir tributos das empresas. 

O que é cashback? 

Literalmente dizendo, Cashback significa “dinheiro de volta”. Apesar do nome em inglês, o funcionamento é simples: o consumidor faz uma compra e recebe de volta parte do valor gasto. 

Antigamente era muito comum as empresas possuírem os programas de fidelidade com os clientes, e ainda existem diversas empresas que adotam estes programas, mas atualmente as empresas têm percebido outras formas delas reterem primeiro o cliente, prospectar e ampliarem a sua base de clientes. 

Saiba como funciona o cashback através do case da magazine luiza: 

Imagem retirada do site catracalivre.com.br

Como forma de incentivar os consumidores a utilizarem o seu cartão próprio da loja, assim como muitas empresas varejistas fazem… 

O Magazine Luiza lançou em abril deste ano o Cartão Magalu, que oferece 4% das compras pagos diretamente na conta digital.  

Em apenas três semanas após o lançamento, mais de 100 mil cartões já haviam sido emitidos e se somam aos atuais 5,5 milhões de Cartão Luiza. 

Além de poder utilizar este cartão, o consumidor ainda ganha 4% de crédito para utilizar em novas compras. 

Você pode conferir outros exemplos no vídeo completo disponível em nosso canal do YouTube. 

Qual o tratamento tributário deste valor de cashback que é devolvido ao cliente? 

A única orientação da Receita para as empresas está na Solução de Consulta Cosit nº 205, de 2019.  

A natureza tributária segundo entendimento da Receita Federal, é de bonificação e sendo considerada como uma receita operacional da empresa. 

Ou seja, como receita dedutível na apuração da base de cálculo do Imposto de Renda e da CSLL (Contribuitação sobre o Lucro Líquido) no lucro real. 

Num segundo ponto, pelo fato de ser uma despesa operacional ela pode ser excluída da base de cálculo do Imposto de Renda e da CSLL no lucro real. 

Apesar das soluções de consulta, ainda existe uma insegurança jurídica sobre o assunto. 

Cuidados para se estruturar uma Cashback em sua empresa: 

  1. Estudem as duas soluções de consulta que existem em relação ao cashback, que são: 

Solução de Consulta (Cosit) nº 653, de 2017. http://normas.receita.fazenda.gov.br/sijut2consulta/link.action?visao=anotado&idAto=89109 

Solução de Consulta Cosit nº 205, de 2019

http://normas.receita.fazenda.gov.br//sijut2consulta/link.action?visao=anotado&idAto=101910 

  1. Analise em relação ao Pis e da Cofins por conta dos R$4,00 que entram na base de faturamento da empresa. 
  1. Se existe uma circulação de uma nova mercadoria, vai ter incidência do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços). 
  1. Se o cliente for uma empresa, é necessário verificar qual a natureza deste crédito que está sendo tomado. 

O Cashback como instrumento de inteligência de negócios. 

Primeiramente, é necessário entender o que é inteligência de negócios. Podemos dizer ser tudo que podemos aprimorar com base em dados tributários. 

Cashback também entra como ferramentas de crescimento exponencial das empresas no mercado. 

3 benefícios para empresas com a utilização do Cashback. 

  1. Maior visibilidade

Diante de um grande mercado cada vez mais disputado, as empresas precisam saber as ferramentas assertivas que visam o seu crescimento exponencial no mercado para crescer. 

  1. Fidelização de clientes

Oferecer cashback é uma ótima oportunidade de garantir a satisfação dos seus clientes com base nos conceitos de Life Time Value (uma vez cliente, sempre cliente). 

  1. Aumentar a sua base de clientes

Com muitas oportunidades no mercado, os clientes acabam optando por empresas que oferecem as condições mais atrativas e benéficas. 

Oportunidade para Tributaristas oferecerem o serviço de planejamento tributário com base na figura do cashback. 

Todo planejamento tributário precisa ser realizado antes de ocorrer o fato gerador. 

Se você está pensando em ofertar essa possibilidade ao seu cliente, lembre-se que deve ser realizado antes. 

Toda a operacionalização, contratos, valores e muito mais devem ser feitos antes de ocorrer o fato gerador, para que assim haja verdadeiramente o benefício. 

Se você quiser ficar por dentro de tudo que ocorre na área tributária e deseja fazer parte de uma Comunidade de Tributaristas que se ajudam 24h por dia no campo de batalha para aprimorar suas técnicas e irem em busca de clientes na área tributária… 

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